Startup potiguar aposta em IA para modernizar comércio de autopeças e gestão de frotas
Startup potiguar aposta em IA para modernizar comércio de autopeças e gestão de frotas
Por meio de parceria com IMD/Embrapii, empresa investe em pesquisa para novas tecnologias no setor
A startup potiguar Hubbi, especializada em tecnologia para o comércio de autopeças, está desenvolvendo, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), uma série de soluções que prometem modernizar esse segmento do setor automotivo brasileiro.
Os novos produtos da empresa, que devem ser lançados ainda neste ano, incluem a aplicação de Inteligência Artificial (IA) para otimizar tanto o comércio de autopeças como o gerenciamento de grandes frotas de veículos por empresas e instituições.
A Hubbi realiza a pesquisa e o desenvolvimento necessários para essas soluções através de um convênio firmado com a unidade local da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e que é representada pelo IMD no âmbito da UFRN.
Diagnósticos de veículos
“São três frentes desenvolvidas nesse projeto. Uma delas é uma plataforma de comunicação com o carro que nos permite fazer diagnósticos do veículo em tempo real. Ou seja, assim que acende uma luz no painel, por exemplo, a plataforma indica qual o defeito daquele carro e ainda prevê revisões e manutenções específicas”, conta Igor Mesquita, CEO da Hubbi.
Aliado a essa frente, o projeto também expande essa funcionalidade, do individual para o coletivo – o que, para instituições como órgãos públicos, que contam com grandes frotas, pode ser um importante benefício, especialmente na redução de custos com manutenção automotiva e também na gestão de tempo.
Definições de autopeças
Já a terceira frente visa a criação de uma IA que identifique divergências nas definições de autopeças – problema comum no mercado brasileiro e que dificulta o comércio digital. “Temos catalogados dois milhões de itens, mas os verbetes muitas vezes não são padronizados, devido a regionalismos ou formas diferentes de definir cada peça. A IA serve para identificar padrões, ou a falta deles, otimizando bastante um trabalho que, do contrário, teria que ser feito manualmente”, comenta Igor Mesquita.
Ainda segundo o CEO da Hubbi, essa inovação tem potencial para beneficiar até mesmo usuários comuns, proprietários de veículos, que podem, no futuro, ter em mãos uma IA que se apresente como “o mecânico mais inteligente do mundo, que teria, em seu banco de dados, informações tanto sobre peças como sobre veículos em geral”, prevê Mesquita.
Todo o avanço do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) realizado em parceria com o IMD acontece desde o segundo semestre de 2023. A iniciativa é orçada em R$ 427 mil e a previsão é que seja finalizada e entregue em agosto deste ano.
Mercado
Somente no âmbito da venda de autopeças, o mercado brasileiro movimenta bilhões de reais todos os anos. Ciente disso, a Hubbi surgiu, em 2021, como uma das poucas plataformas no Nordeste a atuar com tecnologia especializada para esse segmento.
Atualmente, a startup, que é associada à incubadora de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), funciona como um marketplace onde os usuários podem pesquisar rapidamente a oferta de diferentes peças automobilísticas – configurando-se em um marketplace especialmente pensado para oficinas e outras empresas do setor.
“Estamos inseridos em um mercado que movimenta mais de R$ 100 bilhões, mas que menos de 5% dele é digitalizado. Temos muito espaço ainda a ser explorado”, comenta Mesquita.
O CEO da Hubbi também conta que o modelo de inovação, comumente importado por empresas norte-americanas do Vale do Silício, ainda carece de investimentos no Nordeste brasileiro, sendo mais comum que empresas do Sudeste do país apostem nesses modelos de negócio.
Nesse contexto, em 2023, a Hubbi já havia expandido conexões com outras startups de inovação do Brasil, por meio de um programa de aceleração promovido pela Wow Aceleradora – referência nacional em seu segmento. A iniciativa garantiu, além de contatos estratégicos do mercado, mentorias, capacitações, entre outros benefícios.
Atualmente,a plataforma Hubbi abrange um total de 2,6 mil fabricantes – dentre eles Bosch, Continental, Cofap, Magnetti, Marelli, Tecfil, entre outras.