Institucional

Dia da Literatura Potiguar é destaque em Sessão Solene na Assembleia Legislativa

Dia da Literatura Potiguar é destaque em Sessão Solene na Assembleia Legislativa

Dia da Literatura Potiguar é destaque em Sessão Solene na Assembleia Legislativa

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

A tarde desta segunda-feira (15) foi marcada por homenagens às personalidades e instituições que contribuíram e contribuem efetivamente para a manutenção e melhoria da Literatura do Rio Grande do Norte. Proposta pela deputada estadual Divaneide Basílio (PT), a Sessão Solene de celebração ao Dia Estadual da Literatura Potiguar contou com a presença de representantes do Governo do Estado, da Justiça Federal, da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, da Academia Norte-Rio-Grandense e Macauense de Letras, da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA-RN), além do ex-deputado estadual, Sandro Pimentel, autor da lei que instituiu o Dia Estadual da Literatura Potiguar. 

A sessão foi iniciada com a declamação de um poema pelo artista Lino Sapo. Em seguida, a deputada Divaneide Basílio falou a respeito da lei de inserção da data no calendário potiguar. 

“O Dia Estadual da Literatura Potiguar foi instituído pela Lei 10.622/2019, proposta pelo ex-deputado Sandro Pimentel, que determinou 9 de julho como a data oficial para a comemoração das atividades de incentivo e promoção da nossa Literatura”, registrou, agradecendo e parabenizando também a professora Michelle Paulista, que, segundo a parlamentar, idealizou e procurou o ex-deputado para confeccionar a lei, com o objetivo de fortalecer a formação e a manutenção da Cultura do RN. 

“Portanto, precisamos garantir esta tradição e realizar, todos os anos, uma cerimônia como esta, para mantermos viva a identidade e a Cultura do nosso povo potiguar. Além disso, é fundamental que a Literatura seja inserida desde cedo na vida das pessoas, pois quanto mais cedo ela é apresentada ao indivíduo, melhor será para o seu desenvolvimento. E quanto mais cedo a gente aplaudir os artistas potiguares, mais cedo anunciaremos para todos que o RN possui muitos patrimônios, e a Literatura é um deles. Então, meus parabéns a todos vocês que fazem da Literatura Potiguar um verdadeiro encantamento. Muito obrigada!”, concluiu a parlamentar. 

A secretária de Educação de São Gonçalo do Amarante e representante dos homenageados, Maria Marluce Araújo, definiu-se orgulhosa e emocionada por estar representando “pessoas tão importantes e de renome dentro do Estado”. 

“É com muito orgulho e emoção que, neste momento, eu represento os homenageados. Todos tão relevantes e já de renome no RN. O Dia da Literatura Potiguar é de suma importância para que possamos tanto conhecer melhor os nossos escritores como também dar visibilidade nas escolas e espaços onde precisamos estar, valorizando quem produz a Literatura no Estado. Muitos nos antecederam; e agora, nós fazemos o caminho para outros, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós”, enfatizou.

A idealizadora da lei e membro da Academia Macauense de Letras, Michelle Paulista, iniciou falando da importância da legislação no suporte à efetivação das políticas públicas. 

“As instituições precisam da legislação para embasarem as suas ações. Então, quando existe uma lei apoiando qualquer atividade, ela fica mais forte e as políticas públicas acontecem de forma mais fácil. E, como desdobramento da lei que instituiu o Dia Estadual da Literatura Potiguar, tivemos uma legislação muito importante, de autoria do deputado Francisco do PT, que determinou a inclusão da Literatura Potiguar nas nossas escolas, o que foi muito significativo para a nossa ideia de pertencimento enquanto povo”, disse.

Continuando, Michelle Paulista opinou que é preciso também realizar eventos para celebrar a data.

“É importante que a gente promova eventos que levem a nossa Literatura para além dos muros dos Poderes Públicos. Precisamos levá-la cada vez mais para dentro das nossas escolas e para a vida das nossas crianças e adolescentes. Assim, poderemos contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o seu povo e a sua identidade”, finalizou.

 
Homenageados: 

Adriana Duarte de Oliveira Freitas 
Associação Cultural Casa do Cordel – Erivaldo Leite de Lima 
Carlos Santa Rosa D’Albuquerque Castim 
Eva Potiguara 
Fativan Alves Moura de Paiva 
Geralda Efigênia Macedo da Silva 
Horácio de Paiva Oliveira 
Marcel Lúcio Matias Ribeiro 
Maria Marluce de Paula Araújo 
Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA-RN) – Jânia Maria Souza da Silva

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!
whatsapp button