UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Professor da Uern participará de treinamento na China sobre mecanização da agricultura
O professor Francisco Chagas de Lima Júnior, do Departamento de Informática, participará de um treinamento em mecanização da agricultura na Universidade Agrícola da China (CAU), em Pequim, entre os dias 9 e 28 de agosto. A viabilização é através da parceria Brasil-China para Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar, na qual a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das instituições parceiras.
“O meu aspecto de participação é na parte de sistemas inteligentes. Estou com uma expectativa muito grande, não foi fácil cada passo do processo e eu sou uma exceção, porque o governo chinês normalmente não financia estudantes com mais de 45 anos para esses cursos”, comentou o docente.
Pela sua formação e área de estudo, o professor recebeu hoje, 25, a notícia de que seria inserido em outros projetos, ampliando a participação da Uern na parceria e fortalecendo o intercâmbio entre as instituições.
A informação partiu de Yang Minli, professora da universidade chinesa, que esteve em Apodi, visitando o centro de testagem de máquinas da China e fazendo o monitoramento do processo de utilização dos equipamentos, conferindo, de perto, a viabilidade e a importância da mecanização da agricultura familiar.
No período da tarde, a Reitoria da Uern sediou uma reunião de apresentação dos primeiros resultados do projeto de mecanização da agricultura familiar no RN e no Maranhão à delegação chinesa que, além da professora Minli, contou com o professor Zhenghe Song, reitor da Cau.
A reitora Cicília Maia reforçou a importância dessa troca de conhecimentos, experiências e tecnologias entre as instituições brasileiras e chinesa.
“Que a gente possa somar forças e fazer com que esse projeto seja exitoso do ponto de vista dos pesquisadores, do ponto de vista das nossas instituições e do ponto de vista das pessoas que estão atuando diretamente no programa. Tenho certeza que as relações serão as melhores possíveis. Podem contar com a gente. Gostaria também de agradecer a Cau por estar daqui a pouco acolhendo pesquisadores nossos, pesquisadores brasileiros”, comentou a reitora.
Yang Minli agradeceu o empenho de todas as instituições e entidades envolvidas para o desenvolvimento do projeto. “Entendemos a importância da mecanização do campo no Brasil e isso é muito importante para a China também. Futuramente haverá muitas outras possibilidades de acontecer mais parcerias”, disse.
O reitor da instituição chinesa ficou feliz de ver os primeiros maquinários sendo utilizados por famílias de agricultores na região do Vale do Apodi e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do projeto.
“Vimos todas as máquinas trabalhando e as pessoas felizes por melhorar o trabalho delas. Em nome da nossa equipe, agradeço a todas as instituições que estão se esforçando para que o projeto dê certo”, disse Zhenghe Song.
Para Alexandre Lima, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), a participação das entidades é muito importante para consolidação da parceria.
“Temos a Uern, a Ufersa, o IFRN, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Cooperxique, o Centro Feminista, a Emater e o próprio Governo do Estado essas organizações que estão construindo essa parceria inédita no Brasil e na América Latina de possibilitar a ampliação da mecanização da agricultura familiar. O que estamos construindo aqui é revolucionário para a agricultura familiar do Nordeste e do Brasil”, destacou.
Uern marca presença no maior congresso de Computação e TI da América Latina
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participa do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que ocorre na cidade de Brasília, Distrito Federal, desde domingo, 21. Considerado o maior evento de Computação e Tecnologia da Informação da América Latina, o CSBC deste ano termina nesta quinta-feira, 25, e tem como temática “Deserto Digital: o Mundo Desconectado e Não Visto”, reunindo especialistas, pesquisadores, estudantes e profissionais para discutir inovações, desafios e tendências do setor.
O professor Chico Dantas, vice-reitor da Uern e Secretário Regional do Rio Grande do Norte na Sociedade Brasileira de Computação, participou ativamente do evento e destacou a importância das discussões para o avanço da computação no Brasil.
“O CSBC representa, sem dúvida, o ápice dos eventos de Computação e TI na América Latina. Este é um espaço onde ciência, inovação e colaboração se encontram, proporcionando um ambiente fértil para o desenvolvimento de ideias e soluções que moldarão o futuro de nossa sociedade. O CSBC está sendo uma excelente oportunidade para a Uern firmar novas parcerias com outras instituições de ensino e demais entidades participantes do evento”, afirmou.
Segundo a professora Jéssica Figueiredo, que também está acompanhando intensivamente o congresso, o evento é uma oportunidade ímpar para aprimorar conhecimentos e fazer novas parcerias.
“Para nós da tecnologia, esse evento é uma oportunidade única para compartilhar pesquisas, aprender com pesquisadores de vanguarda e expandir redes de colaboração. Participar é crucial para o nosso crescimento profissional. Trazer trabalhos para o CSBC coloca a Uern em destaque no cenário tecnológico”, avalia.
O CSBC congrega mais de 20 eventos satélites, atraindo diferentes públicos da área de Computação. Um destaque especial desta edição foi a celebração dos 18 anos do projeto Meninas Digitais, que contou com a presença ilustre da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
“Agradeço a todos os envolvidos na realização do CSBC 2024, que contou com uma programação de alto nível e uma organização impecável. Aproveito a oportunidade para reiterar nosso compromisso com a inovação, a ciência e a educação de qualidade”, finalizou o professor Chico Dantas.
O CSBC
O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento realizado desde 1980 anualmente pela SBC e tem como finalidade a integração da comunidade de Computação do Brasil. Promove e incentiva a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação, nacional e internacional. Desde a sua primeira edição, o CSBC, através de seus diversos eventos base e satélites, tem se mostrado um importante local para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tanto de cunho puramente acadêmico e científico, quanto social.
Cerca de 2000 pessoas participam anualmente do evento, entre docentes, discentes e profissionais de Computação. A edição 2025 do congresso ocorrerá em Maceió, Alagoas.
Servidor da Uern apresentará artigo em evento nos Estados Unidos
O servidor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Bezerra Neto, apresentará artigo em evento realizado por universidade dos Estados Unidos em outubro. O trabalho explora as estratégias e desafios envolvidos na integração do design de jogos no ambiente educacional, com um foco específico na criação de documentos de game design, auxiliados por inteligência artificial generativa.
O artigo “Challenges and Strategies in Integrating Game Design in Education” ou “Desafios e estratégias na integração do design de jogos na educação” (em tradução livre) será apresentado no evento Frontiers in Education – FIE 2024, promovido pela University of Cincinnati em parceria com o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos – IEEE, entre os dias 13 e 16 de outubro, em Washington DC.
Lotado no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat), Bezerra Neto está de licença para cursar o doutorado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Sua pesquisa se concentra na integração do design de jogos no ambiente educacional, explorando como técnicas e metodologias de game design podem ser aplicadas para aprimorar processos de ensino e aprendizagem. A utilização de inteligência artificial generativa na criação de documentos de game design é um dos principais focos do seu trabalho, buscando otimizar e inovar as práticas educacionais por meio dessas tecnologias.
Para Bezerra Neto, poder participar de uma capacitação como o doutorado oferece oportunidades e benefícios significativos para os servidores.
“No meu caso, a licença para cursar o doutorado e a bolsa concedida pela Uern têm sido fundamentais para meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Essas oportunidades permitem que eu me dedique integralmente à pesquisa e aproveite eventos acadêmicos para enriquecer minha formação e ampliar meu horizonte acadêmico. Além disso, essas experiências incentivam outros servidores a buscar e aproveitar oportunidades semelhantes, o que contribui para a capacitação geral e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade, refletindo positivamente na atuação da Uern em nosso Estado”, defende o técnico de nível superior.
A viagem aos Estados Unidos será sua primeira experiência internacional em eventos acadêmicos, o que representa, na sua visão, um momento importante em sua trajetória acadêmica, permitindo expandir as perspectivas e interagir com a comunidade científica internacional.