Educação

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Professor da Uern participará de treinamento na China sobre mecanização da agricultura
O professor Francisco Chagas de Lima Júnior, do Departamento de Informática, participará de um treinamento em mecanização da agricultura na Universidade Agrícola da China (CAU), em Pequim, entre os dias 9 e 28 de agosto. A viabilização é através da parceria Brasil-China para Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar, na qual a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das instituições parceiras.
“O meu aspecto de participação é na parte de sistemas inteligentes. Estou com uma expectativa muito grande, não foi fácil cada passo do processo e eu sou uma exceção, porque o governo chinês normalmente não financia estudantes com mais de 45 anos para esses cursos”, comentou o docente.
Pela sua formação e área de estudo, o professor recebeu hoje, 25, a notícia de que seria inserido em outros projetos, ampliando a participação da Uern na parceria e fortalecendo o intercâmbio entre as instituições.
A informação partiu de Yang Minli, professora da universidade chinesa, que esteve em Apodi, visitando o centro de testagem de máquinas da China e fazendo o monitoramento do processo de utilização dos equipamentos, conferindo, de perto, a viabilidade e a importância da mecanização da agricultura familiar.
No período da tarde, a Reitoria da Uern sediou uma reunião de apresentação dos primeiros resultados do projeto de mecanização da agricultura familiar no RN e no Maranhão à delegação chinesa que, além da professora Minli, contou com o professor Zhenghe Song, reitor da Cau.
A reitora Cicília Maia reforçou a importância dessa troca de conhecimentos, experiências e tecnologias entre as instituições brasileiras e chinesa.
“Que a gente possa somar forças e fazer com que esse projeto seja exitoso do ponto de vista dos pesquisadores, do ponto de vista das nossas instituições e do ponto de vista das pessoas que estão atuando diretamente no programa. Tenho certeza que as relações serão as melhores possíveis. Podem contar com a gente. Gostaria também de agradecer a Cau por estar daqui a pouco acolhendo pesquisadores nossos, pesquisadores brasileiros”, comentou a reitora.
Yang Minli agradeceu o empenho de todas as instituições e entidades envolvidas para o desenvolvimento do projeto. “Entendemos a importância da mecanização do campo no Brasil e isso é muito importante para a China também. Futuramente haverá muitas outras possibilidades de acontecer mais parcerias”, disse.
O reitor da instituição chinesa ficou feliz de ver os primeiros maquinários sendo utilizados por famílias de agricultores na região do Vale do Apodi e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do projeto.
“Vimos todas as máquinas trabalhando e as pessoas felizes por melhorar o trabalho delas. Em nome da nossa equipe, agradeço a todas as instituições que estão se esforçando para que o projeto dê certo”, disse Zhenghe Song.
Para Alexandre Lima, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), a participação das entidades é muito importante para consolidação da parceria.
“Temos a Uern, a Ufersa, o IFRN, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Cooperxique, o Centro Feminista, a Emater e o próprio Governo do Estado essas organizações que estão construindo essa parceria inédita no Brasil e na América Latina de possibilitar a ampliação da mecanização da agricultura familiar. O que estamos construindo aqui é revolucionário para a agricultura familiar do Nordeste e do Brasil”, destacou.

Uern marca presença no maior congresso de Computação e TI da América Latina
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participa do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que ocorre na cidade de Brasília, Distrito Federal, desde domingo, 21. Considerado o maior evento de Computação e Tecnologia da Informação da América Latina, o CSBC deste ano termina nesta quinta-feira, 25, e tem como temática “Deserto Digital: o Mundo Desconectado e Não Visto”, reunindo especialistas, pesquisadores, estudantes e profissionais para discutir inovações, desafios e tendências do setor.
O professor Chico Dantas, vice-reitor da Uern e Secretário Regional do Rio Grande do Norte na Sociedade Brasileira de Computação, participou ativamente do evento e destacou a importância das discussões para o avanço da computação no Brasil.  
“O CSBC representa, sem dúvida, o ápice dos eventos de Computação e TI na América Latina. Este é um espaço onde ciência, inovação e colaboração se encontram, proporcionando um ambiente fértil para o desenvolvimento de ideias e soluções que moldarão o futuro de nossa sociedade. O CSBC está sendo uma excelente oportunidade para a Uern firmar novas parcerias com outras instituições de ensino e demais entidades participantes do evento”, afirmou.
Segundo a professora Jéssica Figueiredo, que também está acompanhando intensivamente o congresso, o evento é uma oportunidade ímpar para aprimorar conhecimentos e fazer novas parcerias. 
“Para nós da tecnologia, esse evento é uma oportunidade única para compartilhar pesquisas, aprender com pesquisadores de vanguarda e expandir redes de colaboração. Participar é crucial para o nosso crescimento profissional. Trazer trabalhos para o CSBC coloca a Uern em destaque no cenário tecnológico”, avalia.
O CSBC congrega mais de 20 eventos satélites, atraindo diferentes públicos da área de Computação. Um destaque especial desta edição foi a celebração dos 18 anos do projeto Meninas Digitais, que contou com a presença ilustre da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
“Agradeço a todos os envolvidos na realização do CSBC 2024, que contou com uma programação de alto nível e uma organização impecável. Aproveito a oportunidade para reiterar nosso compromisso com a inovação, a ciência e a educação de qualidade”, finalizou o professor Chico Dantas.
O CSBC
O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento realizado desde 1980 anualmente pela SBC e tem como finalidade a integração da comunidade de Computação do Brasil. Promove e incentiva a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação, nacional e internacional. Desde a sua primeira edição, o CSBC, através de seus diversos eventos base e satélites, tem se mostrado um importante local para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tanto de cunho puramente acadêmico e científico, quanto social.
Cerca de 2000 pessoas participam anualmente do evento, entre docentes, discentes e profissionais de Computação. A edição 2025 do congresso ocorrerá em Maceió, Alagoas.

Servidor da Uern apresentará artigo em evento nos Estados Unidos
O servidor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Bezerra Neto, apresentará artigo em evento realizado por universidade dos Estados Unidos em outubro. O trabalho explora as estratégias e desafios envolvidos na integração do design de jogos no ambiente educacional, com um foco específico na criação de documentos de game design, auxiliados por inteligência artificial generativa.
O artigo “Challenges and Strategies in Integrating Game Design in Education” ou “Desafios e estratégias na integração do design de jogos na educação” (em tradução livre) será apresentado no evento Frontiers in Education – FIE 2024, promovido pela University of Cincinnati em parceria com o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos – IEEE, entre os dias 13 e 16 de outubro, em Washington DC.
Lotado no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat), Bezerra Neto está de licença para cursar o doutorado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Sua pesquisa se concentra na integração do design de jogos no ambiente educacional, explorando como técnicas e metodologias de game design podem ser aplicadas para aprimorar processos de ensino e aprendizagem. A utilização de inteligência artificial generativa na criação de documentos de game design é um dos principais focos do seu trabalho, buscando otimizar e inovar as práticas educacionais por meio dessas tecnologias.
Para Bezerra Neto, poder participar de uma capacitação como o doutorado oferece oportunidades e benefícios significativos para os servidores.
“No meu caso, a licença para cursar o doutorado e a bolsa concedida pela Uern têm sido fundamentais para meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Essas oportunidades permitem que eu me dedique integralmente à pesquisa e aproveite eventos acadêmicos para enriquecer minha formação e ampliar meu horizonte acadêmico. Além disso, essas experiências incentivam outros servidores a buscar e aproveitar oportunidades semelhantes, o que contribui para a capacitação geral e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade, refletindo positivamente na atuação da Uern em nosso Estado”, defende o técnico de nível superior.
A viagem aos Estados Unidos será sua primeira experiência internacional em eventos acadêmicos, o que representa, na sua visão, um momento importante em sua trajetória acadêmica, permitindo expandir as perspectivas e interagir com a comunidade científica internacional.

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!
whatsapp button