Social

Assembleia do RN facilita emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para servidores

Assembleia do RN facilita emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para servidores

Assembleia do RN facilita emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para servidores

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

Na manhã desta quinta-feira (25), os servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) tiveram a oportunidade de dar entrada na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com a documentação necessária em mãos, eles realizaram todas as etapas do procedimento, como a coleta de informações e digitais, assinatura e fotografia do requerente. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a ALRN e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN), através da Coordenadoria de Gestão de Pessoas.

“Essa é uma oportunidade para os servidores que querem renovar a carteira de identidade, que agora é uma carteira nacional, junto ao ITEP”, afirmou Thyago Cortez, coordenador de Gestão de Pessoas da ALRN. Segundo ele, a procura foi tão grande que uma nova edição já está sendo planejada. “As vagas disponibilizadas se esgotaram em menos de 10 minutos”, comemorou.

Os servidores aprovaram a iniciativa. Ana Lígia Pessoa Sampaio, da Divisão de Arquitetura e Engenharia da ALRN, aproveitou a oportunidade para atualizar a documentação. “Eu já deveria ter feito isso, mas não tinha feito ainda pela logística de tempo. Vindo aqui ficou muito mais fácil”, disse. A iniciativa também foi a oportunidade que a assessora parlamentar Raquel Soares de Lima precisava. “Já estava querendo fazer [a atualização do documento], a minha identidade é de 1996”, afirmou.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem como objetivo simplificar a identificação dos cidadãos brasileiros. O documento unifica dados através de um número único, permitindo integração segura entre diversas áreas do governo e facilitando o acesso a serviços públicos. A ação faz parte de uma série de iniciativas que vêm sendo realizadas em diversos órgãos públicos. Os cidadãos têm até 2032 para substituir o antigo RG pela CIN, que é gratuita e possui períodos de validade definidos conforme a idade. 

O documento pode reunir informações da CNH, PIS, Cartão do SUS, Reservista, Identidade Profissional e Carteira de Trabalho.

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!
whatsapp button