Especialista aponta quatro estratégias para a formação de líderes dentro de empresa
Especialista aponta quatro estratégias para a formação de líderes dentro de empresa
Investir nos talentos que já fazem parte do quadro de funcionários é uma solução inteligente para garantir uma liderança com fit cultural e inserida nos processos internos
O cenário corporativo atual baseia-se fortemente na cultura da empresa como diferencial para atrair clientes e talentos, com corporações como Nubank e Google apresentando a cultura como algo exclusivo para ganhar a atenção dos profissionais.
Dados de uma pesquisa realizada pela Salesforce mostram que 13% dos projetos de expansão já foram cancelados pela dificuldade de encontrar pessoas qualificadas para preencher as vagas. Quando se trata de localizar profissionais que tenham fit cultural com a empresa esse número fica ainda menor.
Diante dessa realidade, investir na formação de líderes dentro do quadro de funcionários atual é uma ótima saída, que pode render ótimos resultados para a empresa, aproveitando o alinhamento com a cultura e desenvolvendo as habilidades necessárias para que talento assuma um cargo de maior responsabilidade dentro da hierarquia corporativa.
Muitos gestores e profissionais de RH temem investir nos colaboradores e depois perdê-los para a concorrência, mas tal receio não deve inibir a formação interna. Para Rica Mello, gestor, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, investir nos funcionários é a melhor saída. “Desenvolver líderes ajuda a ganhar tempo e dinheiro, que seriam gastos em processos de seleção externos, nem sempre com boas taxas de aproveitamento”, afirma.
O especialista apresenta como orientar o desenvolvimento dos futuros líderes.
Identificação de Talentos
O primeiro passo é a identificação de talentos dentro da empresa. Profissionais com habilidades de liderança, comprometimento e uma compreensão profunda da cultura organizacional são essenciais.
Realizar avaliações regulares de desempenho ajuda a identificar os colaboradores que têm o potencial de assumir papéis de liderança no futuro. Rica Mello destaca que a possibilidade de assumir um cargo mais alto atua também como motivador da equipe. “O colaborador precisa vislumbrar um futuro dentro da empresa para que mantenha o engajamento. Portanto, a formação interna de líderes é uma excelente ferramenta para manter a produtividade.”, afirma.
Desenvolvimento contínuo
Após a identificação dos talentos, é crucial investir no desenvolvimento dessas pessoas. Programas de mentoria, treinamentos específicos e a participação em projetos estratégicos são maneiras eficazes de aprimorar as habilidades necessárias para um líder. A exposição a diferentes áreas da empresa também é fundamental para que esses profissionais tenham uma compreensão abrangente do funcionamento da organização.
Suporte e orientação
Oferecer suporte e orientação é um aspecto essencial do processo de preparação para a liderança. Estabelecer um sistema de mentoria, em que líderes experientes compartilham seus conhecimentos e experiências com os futuros gestores proporcionando uma transferência de conhecimento valiosa.
Além disso, criar um ambiente de aprendizado, no qual os erros são vistos como oportunidades de crescimento ajuda a desenvolver uma cultura organizacional que incentiva a inovação e a liderança proativa. “Sem uma cultura de tolerância ao erro, nada se inova dentro de uma empresa. E isso inclui a liderança”, lembra Mello.
Avaliação e ajustes
O processo de preparação para a liderança é dinâmico. É essencial realizar avaliações periódicas para garantir que os profissionais mantenham o alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa.
Se necessário, ajustes no plano de desenvolvimento devem ser feitos para garantir que os futuros líderes estejam prontos para assumir o cargo quando o momento chegar.
Ter um planejamento sucessório é a melhor maneira de garantir uma liderança alinhada com a cultura corporativa, ciente dos processos internos e familiarizada com a equipe. “Com a formação de líderes internos, fica muito mais fácil dar andamento aos projetos e alcançar as metas, mantendo a coesão da equipe e a fluidez do trabalho”, finaliza Rica Mello.
Sobre Rica Mello
Rica Mello é apaixonado por gestão, números, estratégia e pessoas. Dedicou uma década auxiliando grandes empresas como consultor estratégico da McKinsey e Bain & Company antes de criar seus próprios negócios. É empreendedor serial e está à frente de negócios em diversos segmentos como indústria, distribuição, importação, varejo, e-commerce e educação. Auxilia empresários a navegar no desafiante mercado brasileiro e é uma das lideranças da indústria que se preocupam com iniciativas de coleta e reciclagem de materiais. Possui MBA pela Kellogg School e especialização pela Singularity University. Ele aprendeu a gerenciar empresas de qualquer lugar do mundo, para alimentar sua outra grande paixão, que é viajar. Conhece 136 países e almeja visitar todos os países do mundo até 2025.
Para mais informações, acesse https://ricamello.com.br/ ou no Instagram @ricamelloficial