Músicos do Rio Grande do Norte têm até 1º de setembro para se inscreverem no Femusc 2025
Músicos do Rio Grande do Norte têm até 1º de setembro para se inscreverem no Femusc 2025
Última edição teve como destaque o jovem violista Pedro Silva, de 17 anos, de Catolé do Rocha, na Paraíba.
O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC), considerado o maior festival-escola de música clássica da América Latina, está com inscrições abertas para sua 20ª edição, que ocorrerá de 12 a 25 de janeiro de 2025. Músicos iniciantes e profissionais de todo o Brasil têm até o dia 1º de setembro para garantir sua participação. As inscrições podem ser realizadas através do site oficial do festival: www.femusc.com.br.
A última edição do Femusc contou com músicos do Nordeste e com a participação do jovem violista Pedro Silva, de 17 anos, de Catolé do Rocha, na Paraíba. Pedro, grande promessa da música erudita, foi aplaudido por sua apresentação e se destacou como um talento promissor no cenário musical.
O Femusc oferece uma oportunidade única para músicos de todas as idades e níveis de habilidade. A edição deste ano contará com a presença de mais de 50 professores de dez nacionalidades, incluindo grandes nomes como a maestrina Ligia Amadio, a professora de canto popular Ligia Nestrovsky, e a professora de violino Lucia Luque Coorreman. A programação também inclui a volta das oficinas de Música Popular Brasileira (MPB), coordenadas pelo renomado pianista e regente Marcelo Ghelfi.
Para a edição de 2025, estão disponíveis 340 vagas distribuídas em diversas áreas:
• 244 vagas para oficinas de instrumentos orquestrais intermediários e avançados, como Violino, Viola, Violoncelo, Flauta, Clarinete e outros.
• 32 vagas para oficinas de Canto Lírico em diferentes categorias.
• 40 vagas para oficinas de Instrumentos de MPB, incluindo Piano, Bateria, e Guitarra/Violão.
• 20 vagas para oficinas de Quartetos de Cordas, formando 05 quartetos.
Os interessados devem enviar uma gravação de cinco a dez minutos, com repertório de livre escolha, e um movimento de uma obra de Bach para candidatos de instrumentos de cordas. As gravações devem ser disponibilizadas via link, preferencialmente no YouTube, e acompanhadas por dados pessoais e um currículo resumido.
Além das vagas regulares, o FEMUSC 2025 oferecerá 80 vagas para o Femusckinho (iniciação à musicalização para crianças de 6 a 12 anos) e 80 vagas para o Femusc Jovem (classes instrumentais para jovens de 12 a 17 anos). Também está disponível o Femusc Jaraguá, para músicos locais e amadores de 17 anos ou mais, que oferece oportunidades em um ambiente não-profissionalizante. Para estes cursos as inscrições ocorrem em novembro.
Por: Anelma Comunicação Remetente: Ana Nery de Farias aezcom@aezcomunicacao.com.brCelular: (11) 93498-8619