Natal elege Paulinho Freire, rejeita PT e consolida força de Álvaro Dias
Natal elege Paulinho Freire, rejeita PT e consolida força de Álvaro Dias
O deputado federal Paulinho Freire (União) está eleito prefeito de Natal com 222.661 votos (55,34%), derrotando a deputada federal Natália Bonavides (PT), que obteve 179.174 votos (44,66%), uma maioria de 42.947 votos, o que representa uma margem de 10.68% de vantagem. No clima da comemoração, o novo prefeito de Natal, Paulinho Freire, disse que “a partir de amanhã (hoje), vou trabalhar para todos os natalenses, para os que votaram e para os que não votaram”, mas agradeceu a quem votou nele “pela confiança e vou fazer tudo para não decepcioná-los e trabalhar muito pela cidade de Natal”.
Paulinho Freire destacou que “o esforço de todos desde a aliança política com outros partidos foi importante” para a sua vitória no segundo turno, assim como a participação na campanha do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
Paulinho Freire foi indagado sobre os nomes que irão integrar a sua equipe de trabalho, mas respondeu que o momento era de comemorar “e não tinha nada definido” em relação ao secretariado.
No entanto, o novo prefeito que assumirá o mandato a partir de 1º de janeiro, admitiu que a vice-prefeita eleita Joana Guerra terá papel importante no trabalho de ajudá-lo a administrar Natal. “Ela vai ser uma grande companheira nossa, e depois a gente começa a falar sobre gestão, sobre tudo. Hoje é a vez de fazer o que a gente acreditou, mais de 55% que acreditaram que Natal poderia continuar avançando”.
O novo prefeito também disse que não espera um gesto de sua oponente para que Natal continue a se desenvolver. “Ela já disse que não apoiaria, chamei para destinar a emenda para Natal e ela disse que não iria destinar, então eu não espero o apoio dela”.
Paulinho Freire disse que “o pior na campanha foi a pressão que eles (PT e aliados) fizeram na população, tudo o que eles faziam colocavam-se como vítima, então não é fácil enfrentar uma máquina do governo federal, nunca teve tanto ministro aqui em Natal e o presidente da República, mas o povo estava do nosso lado, a gente acreditava que ia ter de 8% a 12% a mais de voto e deu mais de 10%”.
“Ficou dentro do que as pesquisas internas apresentavam e estou muito feliz, foi uma vitória muito bonita”, comemorava Freire ao lado do prefeito Álvaro Dias, na sede do partido Republicanos, situada na Cidade Alta: “O povo aprovou a gestão de Álvaro Dias, quando me elegeu, o prefeito é aprovado e vamos seguir adiante pelo desenvolvimento de Natal”.
Paulinho Freire também foi às redes sociais comemorar a sua vitória eleitoral no segundo turno em Natal: “Essa vitória é de todos vocês, foram muitos momentos de luta, de dedicação e de escuta atenta aos natalenses”, escreveu.
No Instragam, Freire dizia: “Juntos, conquistamos o sonho de Natal do futuro, agradeço a Deus e a cada um que acreditou e esteve do nosso lado, vamos continuar seguindo em frente, construindo uma cidade para todos”.
Mais cedo, o prefeito eleito Paulinho Freire já havia dito que “foi uma campanha difícil, porque enfrentamos um partido que é PhD em acusar naquilo que eles fazem. Tudo que eles fazem, eles dizem que foi o outro, é uma forma de se defender”.
Por voltas 11:30, ocasião em que votava na UNI-RN, Paulinho Freire afirmava que “a população ficou atenta e quando as urnas começarem a falar nós vamos ter uma grande vitória”.
Freire acrescentou que fez campanha pelas ruas: “Por onde andamos, o carinho, o abraço e a confiança do povo de que a gente precisava continuar avançando, que Natal não pode retroceder. Estou muito feliz de ter chegado na reta final com apoio popular”.
Para o prefeito eleito, disse que diversas questões foram determinantes para chegar no segundo turno, mas destacou o apoio do atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos) ao longo da campanha eleitoral. “Não existe campanha fácil, apresentamos uma série de propostas, um plano de governo muito bem elaborado. Acredito que a população assimilou esse plano tanto é que nos deu a vitória no primeiro turno, foi determinante, o apoio do prefeito Álvaro Dias foi importantíssimo para que déssemos um salto na campanha, um marketing e plano de governo bem elaborados”.
A campanha no segundo turno foi muito acirrada, principalmente pelas redes sociais e no programa eleitoral da TV e rádio, sendo que a candidata do PT enfrentou o desgaste do apoio da governadora Fátima Bezerra, que segundo pesquisas qualitativas, enfrentava uma rejeição junto ao eleitorado natalense que passava de 70%, além da massiva propaganda do oponente informando a opinião pública como sendo coatora do projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que descriminaliza o furto por necessidade, praticado por alguém que passa fome.
Natália Bonavides ainda tentou reverter o desgaste com direitos de respostas veiculados às vésperas da eleição no rádio e na TV e ainda denunciar o uso da máquina em favor do adversário
Paulinho Freire fez uma campanha propositiva, elogiando a implementação do novo Plano Diretor de Natal e anunciou obras, como a “Via Mangue”, ligando uma nova rodovia na Zona Norte, ligando as pontes de Igapó e Redinha, a ponto de Bonavides prometer a construção de uma terceira ponte.
Tribuna do Norte