Social

Projetos na área de acessibilidade são destaque no Decola RN

Projetos na área de acessibilidade são destaque no Decola RN

Projetos na área de acessibilidade são destaque no Decola RN

Programa promovido pelo Metrópole Parque dá início nesta semana a mentorias para 25 empreendimentos

Criado para fomentar o empreendedorismo inovador no Rio Grande do Norte, o Decola RN powered by InovAtiva, programa executado pelo Metrópole Parque, dá início nesta semana à sua programação de mentorias a projetos de negócios. Dentre os 25 participantes selecionados pela iniciativa, existem propostas em vários setores, como é o caso da acessibilidade e impacto social.

As mentorias vão abordar diferentes aspectos do empreendedorismo, como é o caso das seguintes temáticas: Apresentação de Negócios; Desenvolvimento de Produto e Proposta de Valor; Análise de Concorrência e Testes de Mercado; Validação de Mercado; Entrega de Valor ao Cliente; Estratégias de Aquisição de Clientes; Estratégias de Crescimento.

Pessoas surdas

A startup iLibras é um dos negócios que se destaca na área de acessibilidade. Concebida por empreendedores da cidade de Mossoró, a empresa tem como principal objetivo promover autonomia de pessoas surdas na comunicação, dispensando a necessidade de intérpretes de maneira presencial, especialmente quando esse público precisa de atendimento junto a empresas ou organizações públicas.

O projeto visa disponibilizar um serviço de intérprete de libras on-line e em tempo real, por meio de uma plataforma de videochamada. O serviço seria contratado por empresas e outros tipos de entidades, de modo que, no momento do atendimento de um cliente com surdez, o serviço seria acionado através de um aplicativo de celular, por exemplo, e o intérprete faria a mediação da comunicação.

Além disso, o serviço também poderá ser usado por pessoas surdas que eventualmente não sejam alfabetizadas em libras, mas que mantenham contato com o intérprete através de outros recursos, como a leitura labial ou gestos. Outro ponto forte da proposta é que a plataforma poderá ser acionada instantaneamente, sem agendamento prévio, a depender da necessidade do usuário.

“Acreditamos firmemente que a pessoa surda é tão capaz, autônoma e cidadã quanto qualquer outra, mas, para isso, ela precisa de garantias de acesso à informação e comunicação também nos espaços de atendimento. Somos uma empresa pioneira no Norte e Nordeste brasileiros e, com o apoio do Decola RN, esperamos fortalecer nossa missão de proporcionar autonomia e acessibilidade à comunidade surda”, comenta Rafaele Oliveira, CEO da iLibras.

Totem

Exemplo semelhante a esse, que também aposta na acessibilidade, é o projeto “Totem para Inclusão de Cegos e Surdos”. Oriunda do município de Pau dos Ferros, a iniciativa visa resolver a problemática da falta de acessibilidade em espaços públicos e privados para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Para isso, prevê a utilização dos totens, que deverão incluir descrições de ambientes em áudio e vídeos em Libras, gravados por intérpretes reais, além de placas com códigos QR para orientar usuários. “Com o Decola RN, nossa expectativa é termos mais experiência para desenvolver nosso negócio e proporcionar a melhor experiência para surdos e cegos em ambientes públicos e privados”, comenta Francisco Carlos Segundo, autor do projeto.

Encontros

Os encontros das mentorias do Decola RN para essas e outras empresas vão funcionar como sessões individuais, onde os participantes recebem orientações de especialistas com experiência de mercado e conhecimento técnico condizente com as necessidades de cada empreendedor.

Ao todo, essa etapa tem duração de 12 semanas e compreende atividades de capacitação orientadas pela metodologia da Fundação Wadhwani, validada internacionalmente. O Decola RN está previsto para acontecer até 30 de setembro, quando será realizado o demoday – momento onde os novos empreendedores apresentarão seus produtos ou serviços para possíveis investidores.

Decola

Lançado oficialmente em maio deste ano, na sede do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o Decola RN é a versão potiguar de uma iniciativa criada pelo programa de aceleração de empresas InovAtiva Brasil. O programa estadual foi o que mais registrou inscrições na região Nordeste – e o segundo em nível nacional –, com 94 projetos inscritos, oriundos de 12 municípios do Rio Grande do Norte.

Segundo Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, o Decola RN faz parte dos esforços do polo de TI do IMD em expandir suas atividades para além de sua área geográfica, abrangendo, também, cidades do interior do estado.

O Decola RN também recebe apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

👇 Acompanhe o IMD nas redes sociais! 👇

Para ter mais informações, entre em contato com a gente por e-mail ou celular.

Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital/UFRN

☎ (84) 99229-6564 | 📧 ascom@imd.ufrn.br
💻imd.ufrn.b

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!
whatsapp button