Educação

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação de um curso de doutorado acadêmico para o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites) ofertado no Campus de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

As próximas etapas dizem respeito à homologação pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação. A expectativa é de que a primeira seleção aconteça em 2025.

O Plandites oferta, desde 2015, o Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais, tendo atualmente o Conceito 4.

Com a conquista, a Uern contará com 07 doutorados, reforçando ainda mais o compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento regional. Em se tratando de Mestrado, são 25 programas em diversas áreas.

“Essa aprovação é um marco significativo para a Universidade e representa um avanço para a comunidade acadêmica e para toda a região. Gostaríamos de parabenizar todos que fazem parte do Programa por essa conquista. Desde sua criação, o Plandites tem demonstrado qualidade e dedicação, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e para o progresso científico”, destacou a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg).

A pró-reitora agradeceu ainda o empenho de todos(as) docentes, discentes, técnicos(as) e colaboradores que, com seu esforço e compromisso, tornaram possível essa importante realização.

“Continuemos juntos fortalecendo nossa Instituição e promovendo o conhecimento e o desenvolvimento em nosso estado”, completou.

Confira os cursos de doutorado oferecidos pela Uern:

– Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido – PLANDITES (também com Mestrado) *em fase inicial de aprovação

– Programa de Pós-Graduação em Física – PPGF (também com Mestrado)

– Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (também com Mestrado)

– Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular – PMBqBM (também com Mestrado)

– Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas – PPGMCF (também com Mestrado)

– Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL (também com Mestrado)

– Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História – PROFHISTORIA (também com Mestrado)

Conheça todos os cursos de pós-graduação ofertados pela Uern na página https://portal.uern.br/propeg/.

………………………………………………………………………………………………….

Ação solidária em prol dos animais ocorre nesta quinta-feira, 18, no Campus Mossoró

Nesta quinta-feira, 18, a partir das 19h, ocorre uma ação especial dedicada à proteção dos animais, no Centro de Convivência do Campus de Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Organizada pela Rede de Proteção Animal da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), o Movimento Terra de Proteção Animal e o projeto CastrAção, a iniciativa contará com a presença de diversos grupos e projetos voltados para a causa animal.

Além disso, teve apoio e parceria do Diretório Central dos e das Estudantes Anatália de Melo Alves (DCE).

O evento, denominado “Cantinho dos Animais”, oferecerá a oportunidade de contribuir com a proteção animal de várias maneiras. Os participantes poderão trocar um quilo de ração para cães ou gatos por um copo ou chaveiro exclusivo, disponível enquanto durar o estoque. Também será possível adquirir esses itens por R$ 10,00 cada, com toda a renda revertida para apoiar a causa.

Além disso, os organizadores prepararam uma lista de itens que podem ser doados para ajudar na manutenção e cuidado dos animais. Entre os itens sugeridos estão materiais de limpeza, vermífugo, areia higiênica, shampoo para cães e gatos, brinquedos, caixinhas de transporte, tapetes higiênicos, rações, colares elizabetanos, bebedouros, comedouros, paninhos, toalhas, coleiras, peitorais, guias, correntes, medicações, vitaminas e roupinhas pós-cirúrgicas.

Douglas Cardoso, um dos organizadores e discente do curso de Turismo da Uern, destacou a importância do evento: “O Cantinho dos Animais será uma oportunidade para que os alunos contribuam com a causa animal enquanto participam do enterro do semestre, uma tradição festiva na universidade. Além da confraternização, teremos um ponto de coleta onde as pessoas poderão trocar um quilo de ração por um copo ou chaveiro, ou adquirir esses itens por um valor simbólico. Essa iniciativa mostra que o movimento estudantil apoia a causa animal e incentiva boas práticas e a qualidade de vida para os animais.”

A ação visa não apenas arrecadar suprimentos, mas também conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado e proteção dos animais. “Toda ajuda é válida e faz a diferença na vida desses animais”, ressaltam os organizadores. A comunidade é convidada a participar e contribuir com esta causa nobre, fazendo a diferença na vida dos animais necessitados.

……………………………………………………………………………………………….

Uern e Seec promovem capacitação em TI para docentes da rede básica do RN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), realizou nesta quarta-feira, 17, o projeto de capacitação Ferramentas Google para Educação, voltado para docentes da rede básica estadual de ensino. Coordenada pelo professor e vice-reitor da Uern Chico Dantas, em parceria com a Coordenadoria de Inovação e Tecnologias Educacionais (Cointe), da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), a capacitação começou atendendo docentes das Diretorias de Educação e Cultura (Direcs) de Mossoró, Pau dos Ferros e Apodi.

 Na palestra de abertura, proferida pelo professor Chico Dantas na Escola Estadual Abel Coelho, docentes e representantes das escolas abrangidas pelas três Direcs presentes tiveram acesso a um panorama geral de como a tecnologia da informação deve ser uma importante aliada na sala de aula.

“Estamos muito felizes em participar deste projeto que tem por objetivo motivar a tecnologia na educação, especialmente o domínio das ferramentas Google para apoiar as atividades de ensino-aprendizagem dos docentes e estudantes. A integração da tecnologia no ensino agrega valor significativo, criando um ambiente mais interativo e acessível, atendendo às necessidades individuais dos estudantes e preparando-os para um futuro digital”, destaca o professor Chico Dantas.

“É um projeto importante porque leva para os educadores uma formação na área tecnológica. É uma capacitação que tem potencial para chegar a várias outras escolas e regiões”, complementa o Pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan.

Com a ampliação da disponibilidade de ferramentas Google pela Seec, a Cointe traçou um diagnóstico sobre a necessidade de capacitar os docentes para o uso das tecnologias da plataforma no fazer pedagógico. As dezesseis Direcs do Rio Grande do Norte serão contempladas com os cursos, atendendo cerca de 900 docentes que se tornarão multiplicadores da formação em seus municípios.

Saiba mais em: https://portal.uern.br/blog/uern-e-seec-promovem-capacitacao-em-ti-para-docentes-da-rede-basica-do-rn/

…………………………………………………………………………………………………

Missão audiovisual Memória Religiosa da Cidade do Natal conduz jovens por roteiro de espaços sagrados

Na manhã desta quarta-feira (17), a Profa. Dra. Irene van den Berg comandou a “missão audiovisual Memória Religiosa da Cidade do Natal”, que levou estudantes da Uern e intercambistas do Rotary Clube, por 15 espaços sagrados da cidade, entre os bairros do Alecrim e da Cidade Alta (centro histórico), pela orla urbana e na praia da Redinha, zona Norte da capital.

Durante a missão, o técnico de audiovisual Ricardo Trigueiro fez registros para o projeto Memória Religiosa da Cidade do Natal e ações em ambientes virtuais. Enquanto, os estudantes e intercambistas produzirão um vídeo com olhar audiovisual sobre a cidade e as religiões.

Entre os espaços sagrados visitados hoje estavam a Mesquita, o Cemitério do Alecrim, a Catedral, a Igreja do Galo, Matriz, a Igreja do Rosário e a estátua de Iemanjá, na Praia do Meio.

No grupo de intercambistas, jovens da Dinamarca, Finlândia, Turquia, Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

………………………………………………………………………………………………

Uern realizará programação em alusão ao Julho das Pretas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará o evento Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver em alusão ao Julho das Pretas, nos dias 18 e 19 de julho, no Campus Mossoró.

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda coletiva e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade.

A programação contará com rodas de conversas e momentos culturais para viabilizar as experiências das mulheres negras e suas lutas por reparação e bem viver, assim como no enfrentamento das desigualdades raciais e de gênero, dando visibilidade a essa pauta.

Desenvolvem as atividades a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), o Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (Nem) da Faculdade de Serviço Social (Fasso) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Confira a programação:

– Dia 18 de julho

9h – Intervalo Cultural: Sarau Poético na FASSO/Campus Mossoró

20h30 – Intervalo Cultural: Performance Artística com Lenilda Santos e Música com Edja Azevedo no Centro de Convivência/Campus Central

– Dia 19 de julho – Sala de Multiuso da Biblioteca/Campus Mossoró

8h30 – Apresentação Cultural com a cantora, compositora e Percussionista Eva Cabocla de Jurema

8h50 – Roda de Conversa: Mulheres Pretas na Educação com a Profa. Me. Adriana Silva (Movimento Mulheres RN e Coletiva Nísia Floresta) e TNS Me. Carmem Sousa (Secretária da Chefia de Gabinete da Reitoria/Uern)

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!
whatsapp button